


Quem chega a Fernando de Noronha certamente fica encantado com toda a sua paisagem selvagem, na qual se destacam os rochedos Dois Irmãos e o morro do Pico. E nem imagina que ali estão representados todo o erotismo dos antigos moradores da Ilha de Nossa Senhora dos Remédios, através da Lenda do Pecado, quando Noronha surgiu do mar e passou a ser habitada por homens gigantes.
Na lenda, um casal de namorados que praticava o adultério foi descoberto se entregando ao furor das paixões carnais. Mas, por conta do idílio clandestino, e como todo crime tem o seu castigo, os gigantescos habitantes da ilha resolveram punir o casal pela conduta pecaminosa. E para dar exemplo aos demais gigantes, o casal foi condenado a ter decepados seus órgãos sexuais e as "partes" ficarem então expostas, à vista de todos os ilhéus, para que outros adultérios não fossem cometidos.
Depois do ato de punição, a mulher foi petrificada, com seus dois belos e arredondados seios a flor dágua, sempre acariciados pelo vai e vem das ondas ou violentados por elas quebrando as suas encostas, junto ao morro Dois Irmãos. Já o falo petrificado do pescador ficou exposto no ponto mais alto da ilha, hoje chamado morro do Pico, sendo visto de quase todos os cantos.
E assim, enquanto o erotismo surgiu em forma de pedras, o casal apaixonado ficou sepultado nas águas que banham as praias do Padre e dos Porcos.
O ideal, quando se visita Fernando de Noronha, é que a mente transporte o turista para o mundo da lenda, retratando uma comunidade de gigantes, com valores éticos e morais arraigados e rígidos e que puniam severamente os adúlteros. Mas a natureza não os separou nem os uniu e, num abraço perpétuo, deixou-os próximos e ao mesmo tempo distanciados, eretos, frente a frente, imagem da imóvel paixão a espera do infinito para o grande reencontro do amor.
O tempo e a globalização vivida pelos ilhéus fizeram com que os Dois Irmãos virassem "Os peitos de Fafá de Belém" e o falo ereto e imponente passou a ser conhecido pelo insensível apelido de "Bráulio", das campanhas de incentivo ao uso da camisinha.
Os rochedos Dois Irmãos ficam entre as praias de Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos e bem próximo existem destroços de uma das baterias da II Guerra Mundial. De novembro a março, tem uma vizinhança com as melhores praias do país para surfar.
O arquipélago de Fernando de Noronha fica geograficamente no litoral nordeste do Rio Grande do Norte, mas politicamente é administrada pelo governo de Pernambuco. A operadora Noronha Brasil, que convidou Destino do Sol, trabalha com Fernando de Noronha em parceria com a empresa aérea Trip.
Texto: HÉLIO CAVALCANTI
Fotos: MAXWELL DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:
Postar um comentário